O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

Mensagem aos Seguidores

A palavra Folclore deriva de duas palavras: Folk e Lore, o que significa a ciência que estuda o povo, as tradições e a sua cultura.

O Folclore é uma das mais vivas expressões populares de Cultura. É o reviver do dia a dia, nas suas ânsias e canseiras, na labuta da terra que o povo conhece tão bem como ninguém. É o alegrar desta vida dura e o dar aso a folias bem merecidas que dão razão ao nascer das melodias tradicionais que “alimentam” a alma e lhes dá força para um novo dia de trabalho árduo.

O Grupo de Danças e Cantares Besclore nasceu em Fevereiro de 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Banco Espírito Santo, e pode não ser um espelho de perfeição, mas nele estão os sonhos, esforços e sacrifícios de homens e mulheres, que a troco de nada, dão o seu melhor para que este grupo honre com dignidade a região minhota por todo o lado onde passe. 

Muito obrigado a todos os que colaboram com o G.D.C. Besclore no passado, presente ou futuro, em especial aos componentes e Direcção do clube GBES.



Composto por cerca de 45 elementos o G.D.C. Besclore visa recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

Tal como disse um dia o escritor transmontano Miguel Torga,
“…no Minho tudo é verde, o caldo é verde, o vinho é verde…” – não podia,um grupo representante do Minho na região de Lisboa, deixar de tomar para si a identificação cromática que caracteriza essa região. O Grupo leva já com mais de  25 anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

É com grande alegria que disponibilizo este ciberespaço dedicado à divulgação de costumes, cantares, modos de vida de uma cultura ancestral que veio evoluindo ao longo dos séculos.Visto a Internet ser hoje o mais poderoso, global e democrático meio de comunicação surgiu a criação deste blog - site não oficial do grupo, levando assim o nosso trabalho, a cultura do Minho e as nossas iniciativas a todos e a todo o mundo.

Este blog destina-se a todos os componentes, ex-componentes, familiares, amigos e seguidores do G.D.C. Besclore e é gerido por um dos membros do grupo (NÃO É O SITE OFICIAL). É um blog onde tentamos fazer um apanhado de actuações nossas, momentos em conjunto, deslocações a actuações em Portugal e no estrangeiro, fotografias, desde há 25 anos até ao presente... Passando também por uma pesquisa das terras e grupos que visitamos. As recolhas feitas sobre outros grupos ou locais que visitamos é feita via internet, pelo que se encontrarem algum erro agradeço que avisem e se possível indiquem onde poderei encontrar a informação correcta.

As postagens deste blog são colocadas com a data relativa ao acontecimento, por exemplo, se coloco fotos do I Festival do Besclore irá aparecer no ano 2000. Assim sendo, quando vêm visitar o blog não se guiem pela primeira página mas sim pelo histórico do blog. Os vídeos do separador Vídeos não são colocados por mim são automaticamente actualizados pelo google através do you tube.

Queria pedir a todos os besclorianos (componentes, ex-componentes, seguidores) que contribuam para este blog - fotos, vídeos opiniões, sugestões, críticas, ideias, nem que seja a corrigir o português ou verificar que uma foto está ao contrário... O importante mesmo é que todos contribuam! Não se esqueçam que o Besclore não é só o presente, o passado também faz dele o que é hoje e como tal todos os momentos e pessoas são importantes para este projecto. Aproveito para agradecer a toda a família "bescloriana" por terem feito do grupo o que ele é hoje e fazerem parte desta família.

 Porque o Besclore é o ontem, o hoje e o amanhã!

 A gestora do blog 
Vera Augusto 

0 comentários: