O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

Festival do Rancho Folclórico do Cartaxo 2004

No dia 3 de Julho de 2004, participámos no festival do Rancho Folclórico do Cartaxo.
Historial do Grupo


Grupo com digno palmarés de representações tanto a nível nacional como internacional, defendendo os aspectos culturais e etnográficos da região a que pertence o Bairro e a Lezíria (Campo) na província do Ribatejo.

Fez a sua primeira apresentação no dia 15 de Novembro de 1947, com o nome de Rancho Folclórico da Casa do Povo do Cartaxo, por pertencer àquele organismo público. Esta primeira apresentação, que marcou o início da história deste grupo, foi feita no decorrer de um Cortejo de Oferendas que se realizava anualmente na freguesia.

O tempo foi passando e as dificuldades foram-se ultrapassando, até que por motivos controversos e desconhecidos o então Rancho Folclórico da Casa do Povo do Cartaxo, se dissolveu em finais de 1955.

Em 13/5/56, já com o nome de Rancho Folclórico do Cartaxo, reapareceu em público, tendo vindo desde então a deixar um palmarés digno de registo:
  • Portugal Continental – Norte a Sul em Festivais Internacionais, Nacionais e Regionais, Rádio Televisão Portuguesa.
  • Madeira – Deslocações em 1972 - 1976 - 1977 - 1978.
  • Açores – Presentes na Ilha Terceira em 1979.
  • Espanha – Alicante, Badajoz, Bilbau, Burgos, Cáceres, Guadalup, Madrid, Valadolid, Valência de Alcântara, Vitória e S. Sebastian - 1958 - 61 - 67 - 91, Múrcia - 96, Vigo 98 e Sevilha e Corunha 1999.
  • Marrocos – Cruzeiro de Fim de Ano 1970/71.
  • Checoslováquia – Bratislava e Vichódna - 1986.
  • Japão – Kawasky, Nagoia, Naoetsu, Ooita, Osaka, Sayama, Tonegashima (Ilha) e Tóquio - 1991
  • Austria – Viena e Gaz - 1994
  • Estados Unidos da América – Richmond, San Diego, Artesia - 1996.
  • Thchomie - Polónia - 2001

Tem a seu cargo cerca de 40 jovens, com idades compreendidas entre os 5 e 12 anos que formam o Rancho Folclórico Infantil do Cartaxo, que se estreou no dia 2 de Julho de 1994.
Estreou em 11 de Maio de 1997, no Almoço Comomerativo dos 50 anos de Folclore no Cartaxo, o Grupo Glórias Vivas do Rancho Folclórico do Cartaxo, constituído por antigos elementos do R. F. do Cartaxo, com mais de 40 anos de idade.
Já algumas vezes esteve em estúdio, tendo gravado 2 Singl’s e 3 Cassetes audio, bem como alguns programas de televisão.


Fonte: http://www.ranchodocartaxo.com/

0 comentários: