O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

Os romeirinhos a S. Bento em Paredes de Coura

No dia 10 de Julho de 2010 recriamos os romeirinhos a S. Bento em Paredes de Coura.

Segundo a tradição a pessoa que fazia a promessa ia na frente do grupo vestida com uma amortalha branca, mas para que a promessa ficasse cumprida era necessário no final comer alguma coisa. Assim, no final do grupo ia sempre uma pessoa que levava na cabeça o cesto com a merenda. Ao longo do percurso as pessoas cantavam algumas quadras em honra e louvor de São Bento.

Aqui ficam alguns vídeos, artigos de jornal e fotografias desse dia.


foto Eduardo Cerqueira

"No passado sábado dia 10 de Julho de 2010, no Santuário de São Bento da Porta Aberta, na freguesia de Cossourado, em Paredes de Coura, o grupo de danças e cantares BESCLORE recriou um acontecimento bastante comum em tempos de antanho: os romeirinhos a São Bento.

Trajados a rigor, com vozes harmoniosas, alguns elementos do BESCLORE recordaram esses episódios onde se agradecia ao “Senhor São Bentinho” a concessão de alguma graça."

FONTE: http://jn.sapo.pt/CidadaoReporter/Interior.aspx?content_id=169820







FONTE: http://www.caminha2000.com/jornal/n499/distritopcoura.html#dois




Vídeo resumo Actuação 



Vídeos da recriação


Vídeos retirados do you tube - Adriano Augusto; Eduardo Cerqueira

1 comentários:

Anónimo disse...

Muito bonito. Parabens a todos.

Paulo Veloso