O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

V Festival Internacional de Moreira da Maia - Grupo Regional de Moreira da Maia

No dia 30 de Julho de 2011 participámos no V Festival Internacional de Moreira da Maia, festival que contou com a participação de 5 grupos internacionais e 2 portugueses.

Historial do Grupo

Grupo.jpg

O Grupo Regional Moreira da Maia, é composto actualmente por 56 elementos, com pessoas que exercem variadas profissões. Contudo, a maioria dos seus componentes são estudantes. Todos eles abraçam o folclore com o carinho e orgulho que têm pelas danças e cantares da Nossa Maia, e todos partilham do mesmo empenho e interesse pelas tradições culturais do nosso povo. E semanalmente pode-se constar através do ensaio, que se efectua na sua sede aos sábados à noite, o diálogo que é travado entre a directora Lucília Santos, e os seus directores técnicos, como também os seus componentes, na orientação para que as danças de fila ou de roda saiam da melhor forma nos tablados por onde o Grupo Regional pisa. É um diálogo muito movimentado, mas também às vezes desgastante, pela repetição dos diversos temas num só ensaio. No entanto, vale a pena o esforço e todos entendem que devem estar na melhor forma e prevalecer com a maior exactidão possível, como dançavam e cantavam os nosso antepassados. Organizam anualmente 5 Festivais de Folclore, actua em Festas, Romarias e Festivais de Norte a Sul do País e Arquipélago da Madeira e dos Açores.

Aqui fica um vídeo da nossa actuação.


Vídeo retirado do you tube - André Marcos

0 comentários: