O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

XIX Festival Nacional de Folclore Louções - Turquel

No dia 3 de Junho de 2012 participámos no XIX Festival Nacional de Folclore Louções, Turquel, Alcobaça, organizado pelo Rancho Folclórico Mira Serra dos Louções.

Grupos Participantes:
. Rancho Folclórico de S. Miguel-O-Anjo - Calendário - Vila Nova de Famalicão - Baixo Minho - Ave
. Rancho Folclórico Os Fazendeiros das Lagameças - Palmela - Estremadura Sul
. Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores - Mortágua - Beira Litoral - Baixo Vouga
. Grupo de Danças e Cantares Besclore - Lisboa - Minho
. Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras - Santarém - Ribatejo
. Rancho Folcórico Mira-Serra de Louções - Turquel - Alcobaça - Alta-Estremadura


Historial do Grupo

As primeiras tentativas para a formação do grupo remonta acerca de três décadas aquando de um cortejo de oferendas a favor do Centro Paroquial e Social e Turquel.

Louções e lugares circunvizinhos, organizaram um rancho folclórico para a actuação desse dia. Daí ficou sempre o desejo de tornar efectivo um rancho folclórico dos Louções, só tendo sido possível a sua efectivação no ano de 1987, após um desfile de Carnaval, três elementos do Grupo resolveram dar corpo ao sonho de tantos anos e puseram mãos a obra. A 31de Dezembro de 1987 foi autorizado pelo Instituto de Pessoas Colectivas o nome de “Rancho Folclórico Mira Serra dos Louções”.

Em 27 de Dezembro de 1988, foi lavrada e assinada a escritura da sua Fundação Legal no Cartório Notarial de Alcobaça, tendo sido publicada no Diário da República em 14 de Outubro de 1988.
De então para cá toda a actividade do grupo se tem concentrado no enriquecimento do traje e no aperfeiçoamento do já vasto repertório.


0 comentários: