O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

XIV Festival Nacional de Folclore de G.D.C. Besclore

No dia 21 de Setembro de 2013, realizou-se o nosso XIV Festival Nacional de Folclore, na Praça da Figueira, em Lisboa




PROGRAMA FESTIVAL:

15H30 – Grande Desfile Etnográfico desde a Praça de Camões até à Praça da Figueira, onde decorrerá o espectáculo de encerramento.

Grupos participantes:

Grupo de Danças e Cantares Besclore (Organizador/Lisboa)

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Boliqueime (Algarve)

Grupo Etnográfico Santa Maria de Touguinha (Vila do Conde)

Rancho Folclórico de Alcanhões (Santarém)

Grupo Folclórico e Etnográfico de Palmeira (Braga)

Grupo de Bombos “Os Amarantinos” (Amarante)



Aqui ficam algumas fotografias, vídeos e reportagens desse dia.









Reportagem no Blog do Minho
http://bloguedominho.blogs.sapo.pt/1688091.html

SÁBADO, 21 DE SETEMBRO DE 2013

GRUPO DE DANÇAS E CANTARES BESCLORE ORGANIZA FESTIVAL DE FOLCLORE: LISBOA VIU O MINHO AO VIVO… E A CORES!

Lisboa viu hoje desfilar a alegria e o colorido do folclore do Minho. O Grupo de Danças e Cantares Besclore levou a efeito a 14ª edição do seu festival nacional de folclore, o qual incluiu representações do Algarve, Ribatejo, Alto Douro e Douro Litoral. Porém, a presença do Minho ali representado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico de Palmeira, de Braga, e pelo próprio anfitrião, constituiu a principal atração que despertou o interesse e entusiasmo do público. Na realidade, Lisboa assistiu hoje à exibição do Minho ao vivo… e a cores!
A festa começou a partir do Largo de Camões, com o Grupo de Bombos “Os Amarantinos”, da Casa do Concelho de Amarante, a abrir o desfile em direção à Praça da Figueira onde os grupos subiram ao palco para fazerem a sua exibição, logo seguido do Grupo Folclórico e Etnográfico de palmeira, de Braga.
Do Algarve veio o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Boliqueime, de Vila do Conde o Grupo Etnográfico de santa maria de Touguinha, do Ribatejo, o Rancho Folclórico de Alcanhões – Santarém e, de Braga, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Palmeira.
Fundado há vinte e cinco anos e maioritariamente constituído por funcionários do grupo Banco Espírito Santo (BES) e seus familiares, o Grupo de Danças e Cantares Besclore representa as danças, os cantares e os trajes de várias regiões do Minho, com referência aos finais do século XIX e começos do século XX. Como ele próprio refere, a sua representação incide na “exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d'Arga e Soajo”.
Como vem sendo habitual, o BLOGUE DO MINHO acompanha e regista as iniciativas mais relevantes e significativas que dizem respeito à nossa região, qualquer que seja o local do país ou do estrangeiro onde tenham lugar.

Fontes: Facebook de Carlos Gomes; http://bloguedominho.blogs.sapo.pt/1688091.html

0 comentários: