O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

Actuação no Festival do Grupo Folclórico das Terras da Feira - Casa da Gaia - Argoncilhe

No dia 28 de Julho realizou-se o Festival Nacional do Grupo Folclórico das Terras da Feira, integrado no Festival Danças do Mundo.
Este realizou-se no largo da igreja de Argoncilhe e contou com a participação:
  • Grupo Etnográfico de Lorvão, da Beira Litoral;
  • Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira, de Vieira de Leiria;
  • Rancho Folclórico de Mundão, da Beira Alta;
  • Grupo Folclórico das terras da Feira, da Casa da Gaia;
  • Grupo de Danças e Cantares Besclore de Lisboa;
  • Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo;
  • Grupo Folclórico da Região do Vouga.
Aqui fica o historial do grupo anfitrião.
A Casa da Gaia – Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe - Santa Maria da Feira, foi fundada em 1971.

Dos vários sectores existentes nesta colectividade, destaca-se o Grupo Folclórico das Terras da Feira.

Depois de um trabalho aturado no campo das recolhas, este grupo aparece com muita dignidade a interpretar e a divulgar o Folclore das Terras da Feira.

É filiado na Federação do Folclore Português desde 1978.

Organizador dos FESTIVAIS INTERNACIONAIS DE FOLCLORE NAS TERRAS DA FEIRA – DANÇAS DO MUNDO, o qual teve a sua 26.ª Edição de 14 a 26 de Julho de 2004.

Este grupo tem participado nos mais diversos Festivais e Romarias de Norte a Sul do país, e conta ainda com uma actuação em directo na R.T.P. no programa ”Às Dez”.

No estrangeiro actuou várias vezes em França e ainda na Bélgica, Itália, Áustria, Espanha, Grécia, Hungria e Bulgária.

Em 1983 representou Portugal em vários Festivais em França, onde foi destacado com a Medalha de Prata da Cidade de Charroles e a Medalha de Honra da Cidade de Montrejeau.

Em 1984 foi Galardoado com o Trofeu Fraternidade da Cidade de S. Michel – França, e actuou na cidade de Chaleroi na Bélgica.

Em 1986 deslocou-se a Itália, onde conquistou para Portugal a Medalha de Ouro da Província de Catanzaro e a Taça Fraternidade do Festival de Motta S. Giovanni.

Em 1987 foi agraciado com a Medalha de Prata da Cidade de Angers - França.

Em 1989 representou o Folclore das Terras da Feira ( Douro Litoral ), no Festival Nacional do Algarve/89. No mesmo ano representou Portugal no 8º Festival Mundial de Folclore Concarneau, na Bretanha Francesa, onde foi considerado pela imprensa um dos melhores grupos do Festival Concarneau /89.

Em 1991 representou Portugal no Festival de Sanjou em França, e no Festival de Feldkirch na Áustria.

Em 1993 e 1994 representou Portugal no Festival Internacional de “ El Puntal “ em Múrcia – Espanha.

Em 1995 representou Portugal no Festival Mundial de Folclore de Vic-Sur-Cere em França.

Em 1997 deslocou-se á Grécia onde representou Portugal em vários Festivais na cidade de Feres– Região de Evros, e na cidade de Thessalonik (Capital Europeia da Cultura/97)

Em1998 representou Portugal no Festival Internacional de Folclore de Caltavuturo que se realizou de 9 a 16 de Agosto em Palermo - Sicília - Itália.

Em 2000 deslocou-se à Hungria para participação e representação de Portugal no “Royal Days V Festival Internacional de Folclore” entre os dias 14 a 20 de Agosto.

Em 2002 deslocou-se aos Açores de 11 a 19 de Agosto, afim de participar no Festival COFFIT.

Em 2003 deslocou-se à Bulgária, de 19 a 24 de Agosto, onde participou no 31º Festival Internacional de Folclore da Cidade de Bourgas.a que optámos por sair cedinho de Lisboa e parar no Luso para fazer um piquenique à hora de almoço.

2 comentários:

carlos disse...

momentos muito bons especialmente kuando dei banho a alguns aos outros fica pa proxima ;) lol

Verinha disse...

Fico à espera que me enviem mais fotos deste dia