O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

V Encontro de Reisadas e Cantares ao Menino - G.D.C. Besclore

No passado dia 7 de Janeiro de 2012, com organização do G.D.C. Besclore, realizou-se mais um encontro de Reisadas e Cantares ao Menino, na Basílica da Estrela, em Lisboa.

Para além do G.D.C. Besclore estiveram presentes no encontro Grupo Cultural "Os Maçaenses", G.E.C.D. de Assafarge e Ronda Típica da Meadala.


Aqui ficam alguns vídeos e fotografias desse dia.




Videos retirados do you tube - vídeos elaborados por José Faria e Adriano Augusto.
Fotografias retiradas do facebook de Carlos Gomes - https://www.facebook.com/media/set/?set=a.411757868904732.97847.100002115675968&type=1

Publicações sobre o Evento 

Sábado, 7 de Janeiro de 2012
CANTARES AO MENINO ENCHERAM BASÍLICA DA ESTRELA EM LISBOA


É altura de cantar as janeiras ou reisadas. Cumprindo a tradição, o Grupo de Danças e Cantares Besclore levou a efeito as reisadas e cantares ao menino, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A iniciativa contou com a participação, além do grupo anfitrião, da Ronda Típica da Meadela, de Viana do Castelo, Grupo Etnográfico de Assafarge, de Coimbra e do Grupo Etnográfico Macenense, de Mação.


ReisadasBasilicaEstrela 037

A Basílica da Estrela estava repleta de público a assistir à participação dos grupos folclóricos na recriação desta tradição, ouvindo com devoção e respeito e aplaudindo com entusiasmo a forma esmerada como todos transmitiram as diferentes formas de cantar ao menino, desde o Alto Minho à Beira Litoral e à Beira Baixa, através das suas representações neste magnífico espectáculo.

Cantar as Janeiras ou reisadas e cantar ao menino constitui uma das tradições do povo português que consiste basicamente na formação espontânea de grupos que vão de porta em porta anunciando o nascimento de Jesus e pedindo alvíssaras, geralmente algo que ficou no fumeiro ou sobrou das festividades natalícias. O seu cancioneiro é bastante rico e variado. Apesar do seu interesse etnográfico, não se conhece uma recolha dos cantares das janeiras de todas as regiões do país, até porque geralmente são improvisadas.

Fundado há vinte e cinco anos e maioritariamente constituído por funcionários do grupo BES e seus familiares, o Grupo de Danças e Cantares Besclore representa as danças, os cantares e os trajes de várias regiões do Minho, com referência aos finais do século XIX e começos do século XX. Como ele próprio refere, a sua representação incide na “exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d'Arga e Soajo”.

ReisadasBasilicaEstrela 024
O Presidente do Grupo Danças e Cantares Besclore, sr. José Brito, fez a apresentação do espectáculo


ReisadasBasilicaEstrela 026
Grupos do Minho, da Beira Litoral e da Beira Baixa participaram nos cantares ao menino



ReisadasBasilicaEstrela 027
O Grupo Besclore interpretou a forma de cantar as reisadas no Minho


ReisadasBasilicaEstrela 030
A festa revestiu-se de solenidade e tradição

ReisadasBasilicaEstrela 039
A Basílica da Estrela, em Lisboa, estava repleta de público para assistir às reisadas

0 comentários: