Os lenços dos namorados são pequenos quadrados de um pano de linho fino ou de lenço de algodão, carregados de simbolismo, bordados com motivos variados.
Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado. Esta oferta comprometia o rapaz, que o usava enrolado ao pescoço, a não se dirigir a qualquer outra rapariga. Estes lenços de mão eram bordados aos poucos, em serões e horas tiradas ao descanso, a ponto-de-cruz e ponto real.
Estes bordados podem não ocupar todo o campo quadrado do lenço; alguns há que são só marcados a partir de um canto, mas como as silvas e os ramos se sucedem, cerca de metade do lenço fica coberto.
Nos lenços mais antigos, de linho,bordavam-se barras de crivo, entremeios e rendas de croché.
Bai carta feliz buando nas asas dum passarinho, cuando bires o meu amor dále um abraço e um veijinho
Meu Manél bai pró Brasil ,eu tamem bou no bapor, gardada no coração, daquele qué meu amor
É provável que a origem dos "Lenços de Namorados", também conhecidos por "Lenços de Pedidos" esteja intimamente ligada aos lenços senhoris dos séculos XVII - XVIII, que posteriormente foram adaptados pelas mulheres do povo, adquirindo os mesmos, consequentemente, um aspecto mais popular.
Fonte: Artes e Tradições de Viana do Catelo, Terra Livre, 1983; http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenços_de_namorados ; http://oplanetaquetemos.blogspot.pt/2011/02/os-lencos-dos-namorados-do-minho.html . Imagens retiradas do google.
1 comentários:
.......mto didactico..interessante
1 fan
Enviar um comentário