O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

Edição de Outubro do Jornal de Folclore - Reportagem com Besclore

Na edição de Outubro do Jornal de Folclore saiu uma reportagem sobre o Grupo de Danças e Cantares. Aqui fica um excerto dessa reportagem.

Da policromia dos trajes de Viana do Castelo e da Ribeira Lima ao primor dos trajes de Braga, o painel etnográfico que se representa no projecto do Grupo de Danças e Cantares Besclore, uma vertente cultural e social do Grupo Cultural dos Trabalhadores do Banco Espírito Santo, fideliza-se quanto possível aos costumes populares tradicionais das emblemáticas regiões do Alto e Baixo Minho, das Serras d’Arga e do Soajo aos vales dos rios Ave e Este. As danças eleitas para o projecto de retratação regional do Besclore são uma verdadeira alegoria ao folclore que mais personifica as regiões minhotas de entre Viana e Braga. A Cana Verde, o Vira Serrado, o Malhão Velho, o Vira de Quatro, a Chula Corrida e a Tirana serão porventura alguns trechos que constituem marca tradicional no reportório do Grupo Besclore, rebuscado no característico folclore minhoto, da Ribeira Lima às Terras da Nóbrega e do Vale do Vez ao Alto Coura e Serra d’Arga, passando ainda pelos Vales do Este e do Cávado como das Terras de Faria.


1 comentários:

Unknown disse...

Mais uma vez o nosso grupo cumpriu o que prometeu!