A viola clássica ou violão como hoje usualmente chamamos e utilizamos, tem seis cordas de metal ou também de nylon as três mais agudas, a caixa de tampos chatos e paralelos, com cinta larga, boca redonda, braço longo e escala em ressalto com dezassete tratos, cabeça lisa, cravelhas outrora dorsais de madeira, e agora, mais frequentemente, laterais, de carrilhão (sistema de parafuso sem fim que é mais firme), prisão em cavalete, colado a meio do bojo inferior do tampo. A sua afinação normal é: mi, si, sol, re, la, mi, do agudo para o mais grave. Em casos mais raros a caixa dos violões mostram formas de fantasias, nomeadamente de peixes, bacalhau etc, como também o cavalete em forma de peixe.
….
O violão é entre nós geralmente instrumento acompanhante e actualmente pode mesmo considerar-se o mais importante deles todos usando-se em quase todos os conjuntos e ocasiões, “chulas e rusgas”, a acompanhar o canto; outros cordofones, nomeadamente o cavaquinho, instrumentos de tuna etc, e sobretudo a guitarra no fado de Lisboa e de Coimbra. Contudo, vimos que nas “chuladas”, ele desempenha o papel de instrumento cantante baixo. Os violões de entrada, tinham a caixa sensivelmente mais estreita e pequena e em geral, alta; esses modelos continuam a ser preferidos para a “chula”.
…
Hoje fazem-se de preferência violões largos e altos, especialmente para o fado; numa outra corrente, mais geral e sem características locais, introduzem-se maiores fantasias na decoração e feitio da caixa – pinturas, recortes no alto (que permitem vir com a mão quase até á boca, no lado das cordas agudas, aumentando consideravelmente o âmbito do instrumento, transformando o velho violão num instrumento de jazz com uma técnica nova ajustada a esse tipo musical.
In - Instrumentos musicais populares portugueses- Ernesto Veiga de Oliveira
….
O violão é entre nós geralmente instrumento acompanhante e actualmente pode mesmo considerar-se o mais importante deles todos usando-se em quase todos os conjuntos e ocasiões, “chulas e rusgas”, a acompanhar o canto; outros cordofones, nomeadamente o cavaquinho, instrumentos de tuna etc, e sobretudo a guitarra no fado de Lisboa e de Coimbra. Contudo, vimos que nas “chuladas”, ele desempenha o papel de instrumento cantante baixo. Os violões de entrada, tinham a caixa sensivelmente mais estreita e pequena e em geral, alta; esses modelos continuam a ser preferidos para a “chula”.
…
Hoje fazem-se de preferência violões largos e altos, especialmente para o fado; numa outra corrente, mais geral e sem características locais, introduzem-se maiores fantasias na decoração e feitio da caixa – pinturas, recortes no alto (que permitem vir com a mão quase até á boca, no lado das cordas agudas, aumentando consideravelmente o âmbito do instrumento, transformando o velho violão num instrumento de jazz com uma técnica nova ajustada a esse tipo musical.
In - Instrumentos musicais populares portugueses- Ernesto Veiga de Oliveira
0 comentários:
Enviar um comentário