O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

56ª Aniversário da Casa dos Arcos de Valdevez em Lisboa - Festa da Amizade

No dia 3 de Julho de 2011 participámos no 56ª Aniversário da Casa dos Arcos de Valdevez em Lisboa - Festa da Amizade.

Aqui fica os nossos parabéns e o desejo que muitos mais aniversários se comemorem.

Aqui ficam alguns vídeos e fotos da nossa actuação.











Vídeos retirados do you tube - Adriano Augusto, José Faria. 
Fotos retiradas do Facebook grupo da casa concelho de Arcos de Valdevez.


Historial da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez

A Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa foi fundada a 30 de Abril de 1955 por um grupo de valentes arcuenses (alguns dos quais felizmente ainda entre nós), com a finalidade de existir na capital portuguesa uma associação de carácter regionalista com o fim de ajudar e apoiar os naturais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, que vinham para Lisboa em busca de melhores condições de vida e que não tinham aqui qualquer "apoio" familiar. 

Alguns anos depois, a "Casa dos Arcos", como é conhecida, passou por um período de crise e desorientação em que se chegou inclusive a pensar em "fechar as portas". Tentou reactivá-la o sócio José Aurélio Gomes de Amorim, mas o seu falecimento veio impedir que assim fosse. 

Na década de 70, e pela mão de António Amorim, entrou para a direcção desta Casa aquele que é hoje o seu actual presidente (desde 1987): Joaquim Cerqueira de Brito, que felizmente conseguiu "arrumar a casa" e fazer dela aquilo que hoje se pode orgulhar de ser: uma casa regionalista, forte e coesa, ao serviço dos Arcuenses residentes na área da Grande Lisboa, com largas centenas de associados, felizmente bastante interventivos e participativos das iniciativas que a Casa leva a cabo ao longo de todo o ano. 

Em 1986, por iniciativa de Perfeito Dias (actualmente a residir e trabalhar em Paris), foi fundado o Rancho Folclórico da Casa dos Arcos e em 2004, por iniciativa de José Campos, o Grupo de Cavaquinhos.
A Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa, foi co-fundadora em 2007 da Associação de Casas Regionais de Lisboa, da qual foi a primeira Casa-Presidente. 

Da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa fazem parte: 
- uma Secção Desportiva a dar cartas em diversas modalidades (destaquem-se sem demérito de outras as suas equipas de Atletismo e Futebol); 
- um Grupo de Cavaquinhos; 
- e um Rancho Folclórico, ambos com bastantes actuações por todo Portugal e junto das nossas comunidades de França. 

De entre as iniciativas que a Casa dos Arcos em Lisboa leva a cabo anualmente, podem-se destacar, pelo seu brilho e enorme participação: 
-o Cantar dos Reis, junto das habitações dos nossos associados e amigos; 
-A Visita Pascal ("Compasso"), no domigo de Páscoa na Sede Social e no domingo da Pascoela na Sede Desportiva; 
-o Almoço Anual, no primeiro domingo de Maio, que conta sempre com a participação de muitas centenas de Arcuenses, familiares e amigos; 
-A Festa de Verão, no último fim de semana de Junho, também bastante participada; 
-O Magusto, no fim de semana mais próximo ao dia de São Martinho (11 de Novembro); 
-e a sua Festa de Natal, no fim de semana imediatamente anterior ao Natal.

0 comentários: