O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

Romaria de Nossa Senhora D' Agonia, Viana do Castelo

Nasce a Romaria (...) de uma Via Sacra que partindo do Convento Franciscano de Sto. António, rematava no antigo morro da forca. Foi aí que se construiu a Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro (1674), o Bom Jesus da Via Sacra. A devoção à Senhora d'Agonia ocorre a partir de 1751 com a entrada da imagem, na Capela do Bom Jesus. E logo em 1783 a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta Capela no dia 20 de Agosto uma Missa Solene. Data que a Cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal. Em 1861 a Romaria extravasa já a Festa Religiosa. É o arraial com todas as suas motivações lúdicas - os descantes ao som das violas, as esturdias e as danças. Em 1862, o concurso do povo era tal que se calculava já em mais de 50.000 pessoas que contemplam o fogo-de-artifício da dupla José Castro e Manuel Silva. Em 1871 anexa-se ao programa das Festas a tourada. Em 1906 nasce a Festa do Traje e em 1908 a 1ª Parada Agrícola (cortejo etnográfico). A Romaria sai do âmbito acanhado do Campo d'Agonia. Invade a Cidade. São as Festas de Agosto, a Romaria das Romarias de Portugal. Cartaz, símbolo de uma região, veículo indelével da cultura, de uma longa História em que o fenómeno do sagrado e do imaginário caminham lado a lado.




A romaria de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do castelo, é considerada uma das maiores de Portugal. A primeira referência a este culto remonta ao século XVIII. A ligação com a comunidade piscatória é forte nos festejos de Nossa Senhora da Agonia.

Capela de Nossa Senhora d'Agonia

A devoção começou com a imagem presente na capela do Bom Jesus de Santo Sepulcro do Calvário, que mais tarde se chamou Capela do Bom Jesus da Via Sacra e que, ainda mais tarde, se passou a chamar Capela da Senhora da Soledade. O local onde se encontrava a capela, permitia aos vianenses observar as chegadas bem sucedidas dos barcos de familiares que partiam para o mar, mas também originavam momentos de aflição com a sorte desses pescadores, entregues aos caprichos das marés. Foi por esta razão, conta-se, que o povo de Viana do Castelo, sofrendo diariamente as angústias da vida do mar, decidiu renomear a imagem que já tanta devoção originava com um novo nome: Nossa Senhora da Agonia.



Foi a partir dessa data que a romaria em torno de Nossa Senhora da Agonia começou a cativar cada vez mais devotos. Tanto que em 1772 o dia único de romaria alargou-se a 3 dias, embora o principal atractivo continuasse a ser as cerimónias religiosas. Apesar de os dias tradicionais (18, 19 e 20 de Agosto) terem mudado para coincidirem com sexta, sábado e domingo, está determinado que os festejos não podem ocorrer antes de dia 15 ou depois de dia 25 de Agosto. Até 1968, quando se passou a efectuar a procissão fluvial, eram os próprios pescadores que carregavam o andor com a imagem.



Com o passar dos anos o número de visitantes tem aumentado, bem como as iniciativas paralelas aos festejos religiosos. Um Cortejo etnográfico representativo do distrito, uma feira de artesanato regional e o também já tradicional fogo de artifício junto ao Rio Lima, são algumas das actividades que animam a cidade durante a romaria.


 


Recomendo a visualização do filme Romaria da Senhora d'Agonia, realizado em 1958. Aqui fica o link.





Fonte: http://vianafestas.com/pt/eventos-e-romarias/romaria-sra-da-agonia; Wikipédia. imagens retiradas do google.e artigos sobre a romaria.

0 comentários: