No passado dia 5 de Julho, realizou-se o XXXIII Festival de Folclore de Glória do Ribatejo. Do programa fez parte o Cortejo Etnográfico, às 19 horas, pelas ruas da Vila, e que este ano teve por tema, “Lenços e Xailes vão à rua” e a Actuação dos Grupos, às 22 horas no ringue desportivo. Os grupos participantes neste evento foram os seguintes:
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo
- Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “O Cantaréu”
- Grupo Etnográfico de Danças das Terras da Feira
- Rancho Folclórico da Boidobra
- Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca - Eiras- Coimbra
- Grupo de Danças e Cantares BESCLORE
- Rancho Folclórico da Gouxaria
A organização é da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo.
Glória do Ribatejo
Glória do Ribatejo é uma localidade do distrito de Santarém, pertencente ao concelho de Salvaterra de Magos. Passou à categoria de Freguesia em 1966 e foi elevada a Vila em 20 de Maio de 1993.
A origem do lugar de Santa Maria da Glória, verifica-se, de uma forma clara e com tal nome, a 30 de Maio de 1362. Data a que corresponde a colocação da primeira pedra da ermida em honra da Nossa Senhora da Glória por el-rei D. Pedro I - O Justiceiro.
É à volta desta ermida que a actual Vila se desenvolveu.
Fonte: http://vimmi.inesc-id.pt/~mjf/gloria.html e A origem do lugar de Santa Maria da Glória, verifica-se, de uma forma clara e com tal nome, a 30 de Maio de 1362. Data a que corresponde a colocação da primeira pedra da ermida em honra da Nossa Senhora da Glória por el-rei D. Pedro I - O Justiceiro.
É à volta desta ermida que a actual Vila se desenvolveu.
0 comentários:
Enviar um comentário