No passado dia 28 de Junho deslocámo-nos ao Torrão para uma actuação de beneficência no lar da Santa Casa da Misericórdia do Torrão. Aqui fica um pouco da história do local.
Torrão
O Torrão foi concelho de 1266 a 1835. Foi no torrão que o rei D. Afonso V passou a lua de mel na casa da família dos carneiros e borgas. O monte da tumba a dois quilómetros do Torrão, primeiro povoado da região da idade da pedra com aproximadamente cinco mil anos é um forte católico estando a ser acompanhado pelo IPPAR. Foram encontrados várias peças em barro cru e outras em siléx. Não está ainda descoberto o poço ou cemitério. Do povoado brevemente, vão prosseguir os trabalhos pondo o resto a descoberto pois trata-se do forte calcolítico mais antigo da península ibérica
Armas - Escudo de prata, cruz da Ordem de Santiago de vermelho, entre dois feixes de uma espiga de trigo, um ramo de oliveira e um ramo de sobreiro, tudo de verde, atados e vermelho; em ponta, livro aberto de prata, guarnecida e perfilado de vermelho, tendo brocantes duas penas de ouro passadas em aspa. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ TORRÃO – ALCÁCER DO SAL “.
A origem do nome Torrão vem de Torrejam que significa Torre Grande.
Torrejam
Fonte: http://www.torrao.cjb.net/
1 comentários:
..........que odisseia...........camioneta , velha,pôdre; avariada.......deus meu que cena..............a C.M.de Alcacer do Sal é responsavel por esta incuria, e negligente estado do parque auto da edilidade.
A classe politica no seu "melhor"
L.E.Pereira
Enviar um comentário