O Grupo de Danças e Cantares Besclore foi fundado em 1987, é uma das vertentes do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco.

Composto por cerca de 40 elementos visa “recolher, representar, promover e divulgar as tradições, usos, costumes, danças e cantares do povo do Alto e Baixo Minho português”. Iniciando a sua representação etno-folclórica nas danças, nos cantares e no trajar do final do XIX, princípio do séc. XX.

O Grupo leva já alguns anos de actividade na exibição da policromia dos trajes de Viana do Castelo, do requinte dos trajes de Braga, da elegância das modas dos vales dos rios Ave e Este, e da vivacidade e alegria contagiante das modas da Ribeira Lima e Serras d`Arga e Soajo.

Tem ao longo dos anos participado em inúmeros espectáculos, festivais de folclore e romarias de Norte a Sul do Pais.Além de Portugal, o Besclore já se exibiu em Espanha, França, Inglaterra e Itália.


Fotografia de Grupo de Agosto de 2014
ESTE NÃO É O SITE OFICIAL!!
PARA QUALQUER ASSUNTO OFICIAL SOBRE O GRUPO CONTACTAR O GRUPO CULTURAL E DESPORTIVO DOS TRABALHADORES DO GRUPO NOVO BANCO(VER CONTACTOS NO MENU EM CIMA).

O Minho em Lisboa - III Encontro de Cultura Tradicional

 No dia 14 de Junho de 2008 organizámos mais um Minho em Lisboa.

O êxito das edições anteriores justificava uma aposta mais forte, assim como a sua passagem para “a rua”, como forma de cumprir um dos seus principais objectivos; uma grande manifestação da Cultura Tradicional mas também, uma grande festa de convívio popular.Apresentado o Projecto ao Gabinete do Presidente da Câmara, no imediato acarinhou a ideia e com a colaboração do Departamento de Cultura, foi possível colocar em execução este grande Evento.

O III Encontro de Cultura Tradicional “O Minho em Lisboa”, será porventura, o mais importante evento que acontece em Lisboa, nesta área da nossa cultura tradicional, indo concerteza enriquecer as Festas da Cidade.

Durante a tarde e noite de Sábado, houve artesanato, produtos regionais, música, dança e canto tradicional, transportando para o Terreiro do Paço; um imaginário de ambientes mágicos, onde os vinhedos, as searas de milho e os pinhais, envolvem o azul celeste reflectido pela água límpida de rios plenos de vida e romance.
A broa e o verde tinto, que acompanha os minhotos em qualquer Romaria, não deixará de estimular as gargantas para os poemas tradicionalmente brejeiros, onde estão sempre presentes, os aromas da terra e as artes tradicionais.

Chegada a hora das concertinas, logo aparecem os dançadores e dançadeiras, que irão transformar o Terreiro do Paço, num característico terreiro minhoto. Mas, não há festa minhota sem o seu momento de recolhimento religioso. Assim, no Domingo pelas 10 horas, os Grupos devidamente trajados, vão cumprir o seu dever de cristãos e participar na Missa que vai decorrer na Igreja de São Vicente, acompanhando a cerimónia com cânticos religiosos da tradição minhota. Na tarde de Domingo, um Desfile Etnográfico partindo do Rossio, leva-nos novamente até ao Terreiro do Paço onde os Grupos participantes ficarão disponíveis para explicar aos interessados, as características dos trajes e artefactos, ensinando também as danças minhotas.

Encerra o Evento um Espectáculo de Folclore, seguido de baile popular, recriando um terreiro minhoto em fim de romaria.


Vídeo retirado do you tube - Adriano Augusto

1 comentários:

Anónimo disse...

........tvz o melhor trabalho jamais realizado pelo Besclore........tds nós nos orgulhamos disso
L.E.Pereira